Pijama de Flanela | Flannel Pajamas

by - novembro 03, 2020

Numa ida a casa dos meus pais eles mostraram-me uns bocados de flanela que estavam lá meio "abandonados" e achei que esta flanela verdinha era uma excelente candidata para um pijama para o Tomás. 
Arranjei botões e vivo azul marinho e pus mãos à obra! 
O molde fi-lo de uma mistura de moldes que tenho. As calças foram do livro  "costura de de palmo e meio" e a camisola foi uma mistura da camisa de rapaz deste mesmo livro e do casaco de pijama da Simplicity 2771 . Fiz esta mistura porque queria o pijama clássico de flanela e gosto particularmente do acabamento do casaco do mas os moldes que tenho são só a partir do tamanho 4-5 anos que é muito grande para o Tomás com 2 anos.
Quanto ao livro "costura de palmo e meio" não gosto particularmente dos moldes deste livro mas uso-os algumas vezes para coisas mais básicas com as devidas alterações. Ou seja, uso como molde base.

One day my parents showed my some flannels pieces "abandoned" at their home and something told me this green one would be perfect for a PJ for Tomás.
I got some navy buttons and pipping and started working on the PJ.
I made the pattern by combining two different patterns. For the trousers I used the PJ trousers pattern from the book "costura de palmo e meio" and for the jacket I combined both the shirt pattern from this book and the PJ pattern from Simplicity 2771. I mixed them up because I really like simplicity's pj pattern but it only starts on size 4-5 years which is too big for my 2 year old.
About this book I must say I don't particularly like the patterns but I do use them sometimes as basis to make my own patterns.




Como a minha máquina de costura não é corta e cose e não sou fã e cortar e chulear porque acho que o avesso não fica nada bonito, fiz costuras dobradas e pespontadas como já é meu costume. (Caso tenham curiosidade neste tipo de costuras podem espreitar este post da made by rae)
O pijama ficou bonito pelo direito e pelo avesso e o tamanho ficou mesmo bem. Esse é sempre o meu maior receio quando improviso nos moldes e os desenho eu, não é claramente o meu forte; mas um diz ainda hei de saber desenhar moldes de raiz.
Apesar de ter feito este pijama em Setembro, a semana passada foi a semana de o estrear, e o Tomás fica super giro cm ele vestido (bem eu sei que sou suspeita porque para mim ele fica sempre giro).

As my sewing machine is not an overlook and I am not a fan of cutting and I am not a fan of pinked seams so I made super seams as I usually do. (if you are interested in these seams look up this post from made by rae).
The pajama turned out great on both sides right and reverse and sizing was just right. Fitting is my major concern when I make the patterns myself, which clearly not my strength; but someday I am gonna be able to draw my own patterns from scratch.
Though I made this PJ in September last week was the time to wear it for the first time, and we looked awesome in it (off course I always think we looks gorgeous so...I am a bit biased).




Bons sonhos!
Sweet dreams!



You May Also Like

0 comentários

Deixe aqui o seu comentário. Obrigada!