sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Halloween

Como prometido cá vou eu mostrar o fato de dragão que fiz para o meu sobrinho. O plano original, já vos tinha mostrado, era este:

As promised I am going to show you the dragon costume I made for my nephew. The original plan, that I had already shown, was this:




Mas como já é costume meu, o plano orginal foi sofrendo algumas alterações, por motivos de gosto pessoal meu, de comodidade e de gosto do meu sobrinho também, claro.
O fato foi feito em veludo laminado azul (azul foi uma das "exigências" iniciais) e amarelo, os detalhes do peito são em feltro amarelo.

But as usual, the original plan suffered some alterations on the way. Some for my personal taste. others for comfort and others because of his personal taste as well.
The costume was made with velvet like fabric in blue (blue was an initial request) and yellow and the  yellow details in the front bodice were made in felt.


A alteração mais obvia é a da cabeça. No molde original a cabeça é uma peça individual, separada do fato em si, que aperta na zona do pescoço. Ora o meu sobrinho quando sentiu algo no pescoço, meu deus, nem pensar! "Tia tira isto!" Parece-me que há uma forte probabilidade de mais tarde ele vir a detestar gravatas....
Basicamente o que fiz foi transformar a cabeça num carapuço que está preso ao fato por velcro, para dar para por e tirar...
A segunda alteração significativa foi o adicionar duas bandas elásticas nas laterais da cintura. Para ajustar mais o fato e também para ajudar a suportar o peso da cauda. 
Outra alteração foi a forma de fechar à frente. O sugerido era um fecho mas achei que velcro era mais apropriado, assim ele consegue abrir e fechar o fato sozinho... E pareceu-me que iria facilitar as idas à casa de banho.


The most obvious change is in the head. The original pattern had this as an individual piece that tightens on the throat. The first time he tried it out.... "take this off please!" I think there is a high change is not going to like ties at all when he is older.... Basically I have transformed the head piece into a hood that is attached to the costume with velcro.
The second major alteration was te elastic waist. To better adjust the costume and also to help supporting the tail's weight. So there's to elastic bands, one on each side. Another alteration was the front closing. The suggested was a zipper but I decided to use velcro instead. This way he is able to open and close it himself and I aldo believe it can be usefull when he needs to go to the bathroom.



Há depois algumas outras alterações que não são óbvias. No interior das espículas das costas, da cauda e da cabeça, coloquei um arame para ajudar a manter na posição desejada. As asas são também mais pequenas do que as do molde original, porque as achei muito grandes... E na realidade acho que ainda as podia ter feito mais pequenas, pelo menos na minha imaginação os dragões têm asas pequeninas. As asas estão também presas por velcro para se poderem por e tirar. Achei que isto ía facilitar as viagens de carro, para ele se sentar na cadeirinha... Só depois me lembrei que a cauda ía continuar lá e que talvez ir na cadeirinha com uma cauda de dragão não fosse ser um processo muito fácil mas....

There are other smaller alterations. Within the spikes on the back I have used a bit of wire to help in keepping them up. The wings are also smaller than the original pattern. And to be honest I think I could have made them even smaller, in my imagination dragons have small wings... The wings are also attached with velcro so they can come off. I though this could be usefull for car travelling, as he has to seat on his little chair... Only later I realized the tail was still gonna be there, and maybe this was not going to be an easy process....



As mãos (ou as garras como ele diz) eram também incrivelmente grandes no molde original, por isso desenhei-as de novo bem mais pequenas...

The hands (or claws as he calls it) were incredibly big so I have re-patterned it into much smaller gloves...

E estas foram as fotos que consegui tirar...
And these were the photos I was able to take...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...