Já passou! (ou então não)

by - maio 10, 2021



Hoje o Tomás deixou cair o gel de banho dele em cima do meu pé descalço, assim com uma esquina mesmo em cheio do meu peito do pé. Claro está que eu "gani". No sítio do embate ficou logo um papinho escurinho e pronto, não digas que vais daqui. E sabem o que é que ele fez? Passou a mãozinha dele no meu pé e disse "Pronto, já passou mamã!"
E apesar daquela mãozinha fofinha eu pensei, já passou o caneco que ainda me está a doer. Só não verbalizei porque era aquela mãozinha fofa no meu pé e aqueles olhos lindões a olhar para mim. 
E depois dei por mim a pensar na expressão "pronto já passou", por acaso (mesmo por acaso) não é expressão que eu costume usar quando ele se magoa, mas obviamente na escola devem usar caso contrário ele não a diria...mas a verdade é que é um pouco desajustada não? Quando eles estão a chorar ainda não passou coisa nenhuma, ainda lhes está a doer ou ainda estão assustados ou seja lá o que for que estão a sentir.
Tendo em conta a minha semi-indignação quando ou vi a expressão pensei, ainda bem que não costumo dizer isto. E o que é que costumo dizer? "Pronto a mamã está aqui. Eu sei que está a doer" e dou beijinhos. Ok se calhar não é assim tão melhor mas pelo menos reconheço o sofrimento dele e não faço de conta que não existe.
Ou então isto foi só um desvario de final de dia.

Os pézinhos lindos da foto são do Tomás quando era recém nascido, bem mais bonito do que uma foto do meu pé obviamente.


Today Tomás let the shower gel bottle fall right on my bare foot, precisely with one of the corners on my foot. Off course it hurt and I said "auch", immediately there was a dark bump on my foot. Do you know what he did? He put is little gorgeous hand on my foot and said a very Portuguese expression "Pronto já passou" that I am not really sure how to translate but it means than the problem/pain/fear is already gone.
Despite his cute little hand I immediately thought no it is not gone; it is still hurting! And then all of a sudden, I thought about that expression, I don't usually use it but is not because I have thought about it. Off course although I don't use that expression probably at school they do and that is why he said it... but the truth is it is not really the best thing to say. When they are crying it is because it is still hurting, or they are still frightened or still feeling whatever feelng they are experiencing.
Taken my reaction to that expression I ended up thinking it is a good think we don't usually use that expression. What do I usually say? I usually say "Ok mummy is here, I know it hurts" and then I kiss him. Ok maybe it is not that much better but at least I am not ignoring his pain I am acknowledging it.
Maybe this was just a wild monday night thought.

Cut little feet on the photo are Tomas' feet when he was a newborn.

You May Also Like

2 comentários

  1. Concordo completamente. Os adultos tendem a desvalorizar as emoções das crianças, e contra mim falo, que embora tente ter atenção nesses detalhes, nem sempre o faço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é... e a realidade é que muitas vezes o fazemos sem sequer nos apercebermos disso.

      Eliminar

Deixe aqui o seu comentário. Obrigada!