Brincadeiras caseiras #1 - O tapete de atividades
Como já vos disse nesta fase de confinamento em que estou em casa em regime de teletrabalho mas ao mesmo tempo a tomar conta do meu filho de 19 meses, senti a necessidade de pensar em algumas atividades para o estimular e o entreter. Na primeira semana nem pensei nisso, vivemos em "regime livre" mas percebi que para bem de todos precisava de alguma estrutura para além de simplesmente manter os horários das refeições e dos sonos. Pedi sugestões na escola e paralelamente fiz várias pesquisas. Enquanto isso queria também manter a atividade física e lembrei-me que tínhamos o tapete de atividades guardado no armário e decidi montá-lo com o intuito de fazer ginástica com o Tomás. Pois este plano não correu muito bem, percebi que não fazia a mínima ideia que exercícios é que ele podia e queria fazer... No entanto, no meio destas tentativas acabamos por descobrir juntos uma jogo que ele gosta e que jogamos quase todos os dias nem que seja só por 2 ou 3 minutos; o jogo de encontrar a peça que falta. Basicamente eu tiro uma das peças do tapete sem ele ver (este detalhe é importante porque quando ele vê fica todo zangado comigo) e depois dou-lha para ele encontrar o sítio e a colocar de volta. Comecei pelos círculos que são as peças mais fáceis de colocar de volta e numa fase inicial ficávamos só pelos círculos mas agora já tirarmos o pé do tomate, a asa do patinho, o 1 e outras peças com formatos mais desafiantes. Curiosamente só me apercebi que isto se tinha tornado um jogo nosso ao fim de alguns dias...
As I have mentioned before, during this quarantine period while I am working homebased while taking care of my 19 minths old baby, I felt the need to explore some activities to stimulate him and keep him busy. During the first week and a half we lived "freestyle" just doing what came to mind at the moment but soon I realized that it would be better for both of us to have some structure besides the meald and sleep schedule. I have asked some suggestion to his school and researched online. Meanwhile I was also concerned about keeping up the physical exercise and remembered that we had a puzzle play mat stored and decided to pu it to use, with the intent to have some gimnastics acrivity. Well.. that didn't go so well. I soon realized I had no ideia what exercises we would could do and be interested in. Nevertheless in this serach for activities we ended up finding a game he really likes and that we currently play almost everyday for at least 2 or 3 minutes; the find the missing piece's place game. Basically I take out one piece without him seeing (and this is an important detail, we gets mad when he sees me takign them off) and them give it to him o he can find the place where it is missing and puts it back. I started by the circles that at easier to put back but now he can already put more complex shapes back in place such as the duck wing, the 1 or the tomato top. Funny enough I only realized that this had become a game after a couple of days...
O tapete agora está sempre montado no chão do quarto e na busca por atividades físicas houve uma que resultou e que continuamos a fazer muito frequentemente: passar pelo túnel ou melhor, não é túnel nenhum quanto muito um viaduto... essencialmente é passar por baixo de uma vassoura pousada em cima de dois bancos. A primeira vez foi ideia do pai e a brincadeira era mesmo só passar por baixo, depois fomos evoluindo e ele tinha que levar uma forma de queque metálica de um lado para o outro (formas que ele surripiou há alguns meses da cozinha e das quais assumiu posse total); e por último, e a versão da qual ele está mais fã de momento, levar uma bola na mão e colocá-la numa das forminhas que está do outro lado.
É super simples e não é preciso nenhum equipamento especial.
The play mat is now on the bedroom floor and while we were exploring possibçe physical exercices there was one that worked out and we now do very frequently, passing below the tunnel. Well it is not a tunnel but... it is a mini broom supported on two banks. This was my husbands idea and initally he would just go below from one side to the other. Afterwards I remembered to add something for him to carry from one side to the other and used the metalic cupcake molds (that we stole from the kitchen months ago); and then we also explored having the cupcke molds on one side and him taking up balls up there and put them in the cupcake molds. This last is currently his favorite.
This is really super simple and doesn't require any special equipment.
Claro está que estes dois exemplos são atividades em que tenho que participar com ele, não é algo que ele faz enquanto eu posso fazer outra coisa qualquer. Ainda assim resultam muito bem e já fazem parte do nosso dia a dia.
Sure thing these are activities that I need to do with him, it is not something he is doing while I can do something else. Anyway they work well for us and are already part of our daily schedule.
1 comentários
Quando a minha mais velha era pequenina, tínhamos um tapete desses com o alfabeto. Uma das nossas brincadeiras, era eu tirar uma letra e relacionar com alguém da família, amigo, ou animal de estimação. Aos dois anos ela já as conhecia todas de cor e salteado. Já o mais novo, nunca se interessou por nada para além de cinco segundo, conseguia ser (e é ainda com quase seis anos) um poço de frustração para mim.
ResponderEliminarDeixe aqui o seu comentário. Obrigada!