Preparar a caixa de costura

by - janeiro 28, 2013



Quem gosta de costura sabe que a caixa de costura é muito importante. Deve ser prática e conter o essencial para qualquer pequeno ou grande trabalho de costura.
Comecemos pela caixa em si. O tamanho vai depender muito do volume de trabalho de costura de cada uma, ou seja, da quantidade e variedade de coisas que necessitamos frequentemente. Lembro-me bem da caixa de costura da minha avó era algo deste género. Tinha vários compartimento que se abriam para o lado. Estas caixas tinham bastante arrumação e eram tão típicas.
A oferta agora é bastante grande e claro há caixas muito bonitas.

No entanto, não é necessário que a caixa de costura seja efectivamente uma "caixa de costura". Qualquer caixa pode ser transformada numa caixa de costura. No meu caso foi um baú que tinha lá em casa que foi adaptado a caixa de costura, é jeitoso porque até é grandito e cabem lá muitas coisas. E até pode ficar no chão da sala sem parecer desarrumado :) é claro que é uma "caixa" com 1 único compartimento mas isso resolveu-se bem com outras pequenas caixas dentro. O que até acho prático porque posso tirar só a caixinha com o que vou precisar no momento.


Depois de escolherem a caixa onde vão colocar os vossos acessórios de costura há que pensar no que vamos colocar lá dentro. Ora cá vai a minha lista de essenciais de costura:

1º - Fita métrica: total e absolutamente necessária em qualquer caixa de costura

2º - Tesouras: uma média que corte bem tecido e uma mais pequenina, mais prática para as pequenas coisas como cortar linhas e afins.

3º - Agulhas: o ideal é ter de vários tamanho e grossuras porque a agulha vai depender do tecido e do trabalho em si. Há conjuntos de agulhas de tamanhos variados à venda que são uma óptima opção.

4º - Linhas: absolutamente necessária é a linha de alinhavar, é barata e muito prática para todo o tipo de trabalhos. Depois quanto às linhas de coser dá sempre jeito ter algumas cores para o que der e vier mas é claro que para alguns trabalhos vai ser sempre necessário comprar aquela cor que ainda não temos. Mais ainda, não comprem a linha mais baratinha que encontrarem se esta não vos parecer ter qualidade porque a qualidade do trabalho final depende muito dos materiais que usamos. Se estiverem a pensar fazer casas de botão manualmente então deverão ainda ter linha de casear, se o fizerem com a máquina de costura (aconselho vivamente, ficam mais resistentes e são tão fáceis de fazer) deverão fazê-las com linha de coser.

5º - Alfinetes: muito úteis para qualquer praticante de costura. Para marcar uma bainha, para alinhar os tecidos antes de alinhavar etc, etc. Eu tenho imensos e devo confessar que marco tudo com alfinetes, mesmo quando a seguir vou alinhavar.

6º - Almofada para alfinetes/agulhas: super práticas e úteis porque quando estão a costurar convém terem um local onde colocar facilmente os alfinetes porque, é claro, nenhuma de nós gosta quando um alfinete cai no chão e depois ninguém o encontra.

7º - Botões: dá sempre jeito terem uma caixinha com alguns botões variados para o que der e vier; por vezes para um pequeno trabalho de costura ou para dar uma gracinha às vossas mini-costuras.

8º - Lápis: à primeira vista pode parecer um pouco estranho mas eu considero extremamente útil; o ideal é ter uma lápis normal e um branco (caso precisem de marcar alguma coisa em tecidos escuros). O lápis normal não só é útil para marcar tecidos claros como para desendar ou decalcar moldes.


Coisinhas adicionais que eu gosto de ter mas não são assim tão essenciais:

- Fitas de cetim e organza (eu adoro lacinhos por isso para mim são indispensáveis)
- Molas e colchetes
- Pequenas rendas (por vezes dão imensa graça aos trabalhos por isso gosto de as ter à mão)
- Elásticos (é claro que depende do tipo de trabalhos que vão fazer, podem até nunca usar elástico em nada)
- Papel de molde (ou papel vegetal como lhe quiserem chamar, se quiserem fazer roupa para o vosso tamanho andar a colar folhas pequeninas é tão aborrecido que mais vale ter mesmo as folhas grandes e pronto)

E depois da caixa de costura pronta é só por mãos à obra e costurar :)


You May Also Like

2 comentários

  1. Adorei! Comprei uma caixa de costura há pouco tempo, mas ainda está vazia. Estas dicas vão dar-me um jeitaço! ;)

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário. Obrigada!